[receita] Leite de alpiste

14 janeiro 2014

IMG_7380-1-2 menor
Não sei alguém vai lembrar, mas ano passado comentei aqui no blog e fiz até uma enquete de qual receita de leite vocês gostariam que eu postasse primeiro: de alpiste ou aveia. Pra falar a verdade, nem sei qual deles ganhou.
Daí que na madrugada de sábado, lá pras 3h da manhã eu pensei: "Poxa, bem que eu podia deixar o alpiste de molho agora pra bater amanhã e de quebra aproveito pra mostrar pra galera do blog *O*". E foi o que fiz, tirei umas fotos na luz magnífica sqn da cozinha, pra tentar mostrar um pouco do passo-a-passo, mas é bem simples! ^^

PARA FAZER 1 LITRO

1 XÍCARA DE GRÃO DE ALPISTE
1 LITRO DE ÁGUA MINERAL OU DA FONTE MORNA (de preferência uma delas)

PREPARO:


Lave a quantidade de alpiste que for usar em água corrente. Eu lavo assim, na peneira e vou mexendo com as mãos entre os grãos pra lavar bem.


Depois é preciso deixar o alpiste na água de molho de 8 à 12 horas fora da geladeira mesmo. Não é bom deixar que ultrapasse esse tempo, ainda mais nesse calor, pois senão o leite fica com gosto estranho.

IMG_7340-1

E então no dia seguinte eu fui lá terminar de preparar o leite.


É preciso descartar a água do molho.


Em seguida, ponha as sementes no liquidificador e acrescente a água mineral/da fonte. Eu costumo fazer com água mineral, mas uso ela na temperatura ambiente mesmo.


Depois é só bater por 3 ou quatro minutos. Eu bato por quatro porque sei lá, aushauhs.

IMG_7350-1
Agora é hora de coar. Você pode coar em tecido dobrado ou como eu faço: Pego a peneira e em volta/em cima dela coloco um coador de tecido, para que nenhuma casquinha do alpiste passe para a jarra.


E com a ajuda de uma colher, vou mexendo para acelerar esse processo. Talvez você queira coar mais de uma vez, mas pra mim uma já é suficiente! (=

IMG_7365-1

Ah, se quiser tempere com uma pitada de sal, canela, açafrão, cravo. Eu nunca experimentei com nenhum desses ingredientes, mas prefiro tomar ele puro.


E essas são as casquinhas que ficam no coador. Segundo umas informações que tive, algumas pessoas são bem sensíveis a elas então talvez seja preciso coar bastante até o leite ficar bem homogêneo. E sim, jogue isso fora hahah ^^.

Informações nutricionais:
Possui proteína de alta qualidade, comparável à do leite materno e à do ovo. Em cada 100gr de sementes há 13gr de proteína, 5,2gr de gordura, 50mg de cálcio, 55,8gr de carboidratos, 300mg de fósforo e um total de 212 calorias. Dá sensação de saciedade, ajudando quem precisa diminuir a quantidade de alimento ingerido.
A receita e as informações nutricionais foram retiradas de um livrinho de receitas chamado "Passaporte para o mundo dos leites veganos" de Sônia T. Felipe e encontrei aqui nesses dois sites por R$10: Loja germinar e Guia vegano.

Ou ainda é possível encomendar por esse e-mail: galactolatria@gmail.com. Vale à pena, tem receita de leite de quinua, soja, milho verde, girassol, linhaça e muito mais.

Eu simplesmente amo muito esse leite. Sério, ele tem um sabor suave que eu gosto demais!  Realmente dá sensação de saciedade, ajudando bastante quem quer emagrecer, né? 

Gosto de tomar um copo pela manhã em jejum, depois tomo uns três durante o dia e para acabar, tomo o restante antes de dormir.
Não recomendo armazenar o leite de um dia pro outro na geladeira. Acho melhor tomar tudo no mesmo dia em que foi batido e de preferência em temperatura ambiente ou levemente gelado.

Bom, é isso! Espero que vocês façam, experimentem e fiquem saudáveis xD!

○compartilhar

12 comentários:

  1. Minha mãe toma para dor nas juntas, diz ela que funciona!

    Uma beijoca,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Ele é bom pra um monte de coisa, né ^^!
      bejuss

      Excluir
  2. Nunca experimentei, fiquei curiosa com a receita.
    Bom saber que tem tantos benefícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale à pena experimentar, Natalia *-*!
      Bjuss!

      Excluir
  3. Cara, esse leite deve ser muito BOM! *-* Eu não conhecia, e tá anotado aqui yumm. Achei tão legal cê fazer o passo-a-passo com as fotos, Grazi! Normalmente eu vejo só a receita sem imagens. Essas informações nutricionais são bem interessantes =] e vou dar uma olhadinha no site vegano. Falando nisso, queria te perguntar, Grazi: eu sou intolerant à soja, e queria muito ser vegana ou até vegetariana. Tenho comido pouca carne, e as que como são as chamadas "carne feliz". Dá pra ser vegana/vegetariana sendo intolerante à soja? :<
    Beijo, Grazi =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É baumm demais esse leite, Lari! Faça mesmo!
      E obaaa! Primeiramente, parabéns pela iniciativa em querer se tornar vegetariana/vegana! <3
      Sim, dá sim! Realmente um vegetariano intolerante à soja eu nunca vi, mas te garanto que você não vai estar perdendo no quesito saúde, sabe?
      A forma mais saudável de se consumir a soja, é na forma de Tofu. Então, tirando essa parte, dá pra ser vegana sim. Sossegada!
      Até agora, todas as receitas do blog não tiveram soja nos ingredientes. Foi legal você ter mencionado isso, porque assim eu posso ir postando receitas pra quem tem intolerância como você!

      Aliás, esse leite é ótimo pra você, viu! Já pode ir substituindo o leite de soja das receitas, por outros leites vegetais (=!
      Tô aqui pra ajudar mesmo!
      bjão!

      Excluir
  4. Acabei de conhecer teu blog e vi que o meu está na sua lista de blogs recomendados. Muito obrigada *-* Sinceramente, não sabia que dava para comer alpiste, pois eempre achei que fosse algo apenas para os passarinhos, pura ignorância minha, hahaha. Vou tentar fazer isso o quanto antes para atribuir na minha alimentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâm! Imagina, eu gostei do seu blog! xD
      Hahaha normal, eu também não sabia um dia. Poxa, faça mesmo! Só te trará benefícios <3!
      bjus!

      Excluir
  5. fiquei curiosa: por que não tomar a casquinha? não é possível fazer bolo ou algo do tipo com ela? ~sou leiga e isso me leva a acreditar que poderia ajudar no funcionamento do intestino ^^
    não parece ser difícil de fazer... gostei ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque como eu disse, algumas pessoas são sensíveis à casquinha e porque também parece que ela tem uma fibra que não faz bem pra saúde, sabe? (=

      E não é difícil de fazer mesmo, Ju! Só enche o saco um pouquinho ahsuashiuhu!
      bjuu!

      Excluir
  6. Oi! Onde você comprou esse coador de tecido? Ele facilita a vida na hora de fazer leite vegetal! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse coador minha mãe ganhou quando fez um curso de preparação de leites vegetais (=
      Mas dá pra fazer tbm. Ele se parece com aquele tecido de cortina, não sei bem. Facilita muito, né!

      Estou querendo fazer alguns. Caso eu faça eu mostro aqui no blog ^^
      bjus

      Excluir