Real(idade)

13 agosto 2013

"Sim, passava aqui frequentemente há vinte anos…Nada está mudado - ou, pelo menos, não dou por isto- Nesta localidade da cidade…

Há vinte anos!…
O que eu era então! Ora, era outro…
Há vinte anos, e as casas não sabem de nada…
Vinte anos inúteis ( e sei lá se o foram!
Sei eu o que é útil ou inútil?)…
Vinte anos perdidos (mas o que seria ganhá-los?)"

E é assim que se inicia o poema Realidade de Álvaro de Campos. Um dos heterônimos de Fernando Pessoa e que levei o último verso da segundo estrofe para minha descrição atual ali no canto do blog. Vinte anos. Twenty years old. Queria eu que fossem twenteen, e que esse teen permanecesse por um bom tempo…

Achei estranho chegar nessa idade e perceber que tudo o que "meu eu criança" imaginava há uma década atrás, não é nada do que "meu eu adulto(?)" se tornou hoje. Acho que estou com síndrome de Peter Pan! Pela internet afora, me deparei com um texto tão interessante que perguntei para o autor se poderia postá-lo aqui e ele permitiu! Obrigada novamente\o/:

--- Ter vinte anos ---

Ter vinte anos não é ter como ter dez. Ter dez anos implica em brincar, obedecer os pais, respeitar as doutrinas no colégio e ser disciplinado. Pronto, você já tem tudo.Você é criança. Aos quinze, você já passou por algumas mudanças hormonais, a sua paciência é mínima, você está aprendendo a lidar com você e com o mundo, amigos tomam uma importância maior na sua vida, mas suas obrigações são única e exclusivamente com você mesmo.Coisas ruins acontecem, mas você tem quinze anos.Você é um adolescente.

Ter vinte anos não é como nas outras fases, obrigações mais sérias nos esperam e elas têm pressa. Elas te massacram. Cada tic-tac do relógio soa como uma voz no seu ouvido dizendo: Vai corre, o tempo tá passando..

Vinte anos são duas décadas que você teve a oportunidade pra conhecer e construir um acervo  de coragem para desafios, defesa para com você e experiências pra lidar com as próximas situações da melhor maneira possível. Porque você é quase um adulto. Ou já é? Ou é adolescente com obrigações de adulto? É um adulto que não tem os mesmos direitos de um outro adulto com idade um pouco mais avançada.Ter vinte anos não é como ter trinta. Ter trinta anos é saber que você já é de fato um adulto e que as consequências são suas. Liberdade e consequências e, veja bem, eu nem estou falando de independência porque morar com os pais aos trinta, não é como morar aos vinte.

Pais em sua maioria não sabem lidar com os vinte anos. Eles já tiveram vinte anos, mas provavelmente estavam tendo você e imagina só, sem o instagram pra registrar o nascimento.

Ter vinte anos é uma bolha de emoções, é descobrir novos amores e aprender a chorar só com o que não te faça parecer sensível, porque você tem vinte anos e fragilidade é coisa de adolescente. E você tem que parecer forte. Mas espera, fortes são os adultos. Ter vinte anos é ser forte para o mundo e sensível consigo. Ter vinte anos é mais que ter vinte anos. É ter um mundo pra ser explorado e ter a esperança de poder um dia explicar com precisão as maravilhas e as incertezas dos vinte anos.

  • Autor: Cassio, formado em moda e trabalha como produtor, stylist e consultor de imagem. Tem vinte e um anos e é dono do blog Cassio Matos.
    Para saberem mais, acessem  -
    BLOG | FAN PAGE -

O que acharam do texto? Quem aqui já passou ou está chegando nessa fase de vinte anos? Me falem nos comentários! ;D


○compartilhar

24 comentários:

  1. xi... já passei faz algum tempo... na altura estava na faculdade... acho que não me sentia tão adulta assim... acho que mais adolescente mesmo... mesmo tendo sido sempre muito responsável... ainda adolescente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seu comentário me resume! Me acho responsável, mas com a alma adolescente aushuashu! Não me sinto adulta tbm....
      Muito obrigada pelo comentário!! <3

      Excluir
  2. Olha o texto aqui haha! Fico feliz que tenha se identificado com o texto Graziela, seu post ficou muito legal, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tá aqui hahahah
      Obrigada vc! Vlw! (=

      Excluir
  3. Oi Grazi, acabei de fazer 30 anos e depois desse texto pude refletir o quando os meus vinte anos foram intensos, o quanto esses 10 anos são decisivos para o que você vai ser o resto da sua vida, as vezes ainda não temos tanta certeza e nem maturidade para tomar certas decisões é uma idade que vai com certeza te definir você como pessoa para o longo da vida. adorei post Beijos Ariane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, agora eu fiquei mais tensa do que eu já estava! auhsuahsushu
      Mas você deve estar certa...Odeio essa pressão toda de decidir uma vida inteira, mas a gente pode sempre mudar e aprender muita coisa depois dessa fase dos vinte, né?!
      Obrigada pelo comentário, Ariane! Bjão *-*

      Excluir
  4. Adorei o Blog,
    seguindo por aqui.
    um super beijo

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!
    Hoje eu completo 27 :/ rsrsr
    Beijos!!
    nailmypassion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérião? Parabéns, Tha!! ^^ hahaha
      Fico feliz que tenha gostado do post, viu! Bjão!!

      Excluir
  6. Oie, prazer primeira vez aqui e seguindo ^^
    Aaah. Que texto maravilhoso!
    E que lindo ter vinte ano, uma idade boa, onde já viveu algumas coisas e muitas virá pela frente e sonhos para se realizar!
    Felicidade!

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada, Máh! ^^
      E bota coisa pra vir, não é mesmo!? (=
      Fico feliz que tenha gostado!

      Hahaha, beliscões carinhosos pra ti, tbm!^^

      Excluir
  7. Nem achei isso tudo dos meus 20 anos, pra mim foi uma idade como outra qualquer, acho que tenho problemas, rs

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada
    Maquiada & Esmaltada no Facebook

    ResponderExcluir
  8. Confissão: sinto tristeza por ter mais de 20 anos (faço 25 em outubro) e pensar que não tenho, nem construí nada e que o tic-tac tá ficando cada vez mais ensurdecedor na minha vida... tá me sufocando!
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Bia! Imagino como deve ser. Acabei de fazer vinte e só parece que estou perdendo tempo da minha vida! Mas deixa disso! Você está construindo muita coisa, sim! Tenho certeza! Não apresse as coisas, ok. Aprendi que nem tudo vai como a gente planeja, então pare de planejar tanto e deixe que as coisas ocorram como devem ocorrer, beleza! ^^

      Bjuss e se cuida! (=

      Excluir
  9. Muito bom esse texto, e confesso que nem cheguei aos meus 20, e já tenho essa preocupação de não ter resolvido nada da vida. Estou nas incertezas dos 17, e já me sinto sufocada.
    Um belo texto de Cassio,
    Beijos linda,
    sombradosdezoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É....é tenso demais! Esses últimos três anos de minha vida passaram tão rápido e quando cheguei finalmente nos vinte nem acreditei. Fiquei com cara de wtf....auhsaushusha
      Aiai, esse tic tac é fogo!
      Bjão!

      Excluir
  10. Ah Grazi, que texto lindo. Me resume muito bem, t^nos vinte tbm e ando passando pelas mesmas "inquietações". Foi "um toque pra mim" esse seu texto, rs. Beijooooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah um toque pra você, né!? *-* uahsausahsush
      É, essas inquietações são de matar...
      Bjão!

      Excluir
  11. Ai Grazi eu adorei esse texto, ainda tenho 19 anos, mas senti que esse texto foi escrito pra mim. Sabe quando você lê um texto e pensa: Putz, isso é pra mim, eu tenho certeza! Foi assim que eu fiquei hahahaha Adorei mesmo <3
    Bisous
    needfulglam.blogspot.com
    www.facebook.com/needfulglam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah, sei sim, Babi! Foi isso que senti quando li e até resolvi postar aqui de tanto que me identifiquei! ^^
      Hahahah! Bjão!

      Excluir
  12. Adorei o texto do Cassio! Acho que é bem essa coisa ~confusa~ mesmo!
    mas acho que também é uma fase boa! :)

    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sempre tem um lado bom em tudo hahaha
      Mas que é chato, é! Ai ai =/

      Bjuuu, Ju!

      Excluir