Eu li: Coraline|Neil Gaiman

11 agosto 2013

eu li

Coraline !

Eu sou super fã dessa menina desde que assisti ao filme Coraline e o Mundo Secreto, com roteiro e direção de Henry Selick. Ele é um cineasta conhecido por produzir filmes em stop-motion e entre seus trabalhos está o famigerado O Estranho Mundo de Jack e James e o Pêssego Gigante. #nostalgia. P.S.:Esse post tá no rascunho há tanto tempo que eu ainda estava com as unhas verdes desse post '-'.

IMG_0795

  • Título: Coraline
  • Autor: Neil Gaiman
  • Língua original: Inglês
  • Editora: Rocco - jovens leitores
  • Ilustrações: Dave McKean
  • Tradução: Regina de Barros Carvalho
  • ISBN: 85-325-1626-2 - Primeira Edição
  • Páginas: 157
  • Minha avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Já o livro foi escrito pelo autor inglês, Neil Gaiman. Ele já recebeu vários prêmios literários importantes por suas obras de fantasia e histórias em quadrinhos. Uma HQ que eu quero muiiiito, é da série Sandman. Tem vários livros de Gaiman que estou louca pra ler, como por exemplo O oceano no fim do Caminho!^^ Mas voltando ao livro em questão…

IMG_0679M

Para dar um clima a mais na leitura a seguir, uma parte da trilha sonora do filme ♥ kkkk :

Coraline Jones e seus pais se mudam para um apartamento numa casa bem antiga. No andar de baixo, moram a St. Spink e a St. Forcible com seus vários cachorrinhos terries escoceses e no apartamento de cima, vive um velhinho treinador de um circo de ratos.

IMG_0783

Seus pais que andam  sempre ocupados trabalhando em casa acabam não dando muito atenção à Coraline, que por sua vez é uma garota muito esperta, exploradora e curiosa. Depois de duas semanas explorando o jardim e o terreno em volta da casa, uma chuva muito forte a impede de ir para fora e retomar sua exploração.

Com o tédio dentro de casa e a vontade de continuar explorando, Coraline vai até o estúdio de seu pai e ele lhe dá uma ideia:

"Então explore o apartamento - sugeriu o pai. - Olhe, aqui tem um pedaço de papel e uma caneta. Conte todas as portas e janelas. Faça uma lista de tudo o que for azul. Organize uma expedição de busca ao aquecedor de água central. E me deixe trabalhar em paz."

E é a partir daí que a história começa a se desenrolar. Ela conta todas as portas. São quatorze no total, mas somente treze abrem e fecham. A outra porta - afastada no canto da sala de visitas, grande e de madeira - está trancada. Isso já é o bastante para que a curiosidade de Coraline aumente. De tanto insistir, sua mãe pega um bolo de chaves da casa nova e entre elas há uma maior, mais velha, mais escura e enferrujada. É essa que abre a porta misteriosa. Mas para a surpresa de ambas, ela não dá a lugar nenhum. Uma parede de tijolos é tudo o que há atrás dela e nada mais. Sua mãe fecha a porta e guarda a corrente de chaves.

IMG_0793

Dois dias depois quando seus pais não estão em casa, Coraline entediada como sempre, decide abrir a porta novamente. Dessa vez, não há parede de tijolos e sim um corredor escuro. E o modo como Gaiman descreve essa cena, me chama atenção:

"Um odor frio e bolorento passava pelo vão aberto: cheirava a alguma coisa muito velha e muito lenta."

Olha que lindo como ele mistura os sentidos. A gente encontra aqui aquela figura de linguagem magnífica e umas das minhas preferidas: a sinestesia, ou seja, a união ou junção de planos sensoriais distintos. O odor que é olfativo + o frio que é tátil + o bolorento que é visual. E o fato de algo cheirar a uma coisa "muito lenta", hein? Isso é muito magia, gente! Hahahah Ok. Parei com a digressão.

Ao atravessar o corredor por completo, um outro mundo está à sua espera. Tudo parece mais atraente e divertido. Lá, ela encontra seu outro pai e sua outra mãe. Apesar do comportamento e aparência estranhos, eles lhe dão toda atenção e fazem de tudo para que sejam bons pais. A comida é mais saborosa e  os brinquedos são interessantes. Estavam à espera de Coraline para então assim serem uma família feliz e completa. Mas para ficar e fazer uso de tudo o que tem de bom nesse mundo paralelo, Coraline precisa aceitar uma condição pra lá de aterrorizante e bizarra.

"Preferia que a outra mãe estivesse em algum lugar: se não estivesse em lugar algum, poderia estar em toda parte. E por fim, é sempre mais fácil ter medo de uma coisa que não se pode ver." Capítulo VIII, Página 93.

Ao ler o livro, a gente percebe que a outra mãe tem uma obsessão tremenda por Coraline e a enxerga única e exclusivamente como uma posse. Esse outro mundo feito de outros pais, outros vizinhos e brinquedos oferece tudo de bom e do melhor. Dias felizes e empolgantes. Um lugar onde todos a amam e darão tudo o que ela desejar.

"Era a verdade: a outra mãe a amava. Amava-a, no entanto, como um avaro ama o dinheiro ou como um dragão ama seu ouro." Capítulo IX, Página 104.

Meu personagem xodó além de Coraline, é o gato preto e sarcástico. Ele não tem nome como o da história de Alice, "O Gato de Cheshire". Vejam o que ele pensa sobre nomes:

- Por favor, qual é o seu nome? - perguntou ao gato. - Olha, sou Coraline. Tá?
O gato bocejou lentamente e cuidadosamente, revelando uma boca e uma língua de um rosa impressionante.
- Gatos não têm nomes - disse.
- Não? - perguntou Coraline.
- Não - respondeu o gato. - Agora, vocês pessoas têm nomes. Isso é porque vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes.

IMG_0786

O autor também tem uma parceria incrível com o ilustrador e fotógrafo Dave McKean. Ele consegue transferir em desenhos com seus traços únicos, a ideia sinistra que envolve toda história.

IMG_0777

Histórias com atmosferas bizarras me fascinam e Gaiman domina como ninguém essa linha da literatura fantástica. Fazendo uso do medo e do terror em suas histórias, ele conduz  seus leitores à momentos de reflexão e é isso que acredito encontrar em O Oceano no Fim do Caminho também! ♥ Vale a pena ter Coraline na sua estante de livros se você procura uma história com essas características, pessoal.

IMG_0794

 Um agradecimento aos meus tripés ambulantes: Minha mãe e meu irmão, obrigada pelas fotos (:

v

"Que importância tem um nome? - perguntou a senhorita Forcible. - Aquilo a que chamamos de rosa com qualquer outro nome teria o perfume igualmente doce." Capítulo IV, página 46.


○compartilhar

21 comentários:

  1. Olá, como vai? espero que bem, eu já acompanho teu blog e teu contúdo ha um tempinho nossa tudo muito arrumado e descente aqui, ainda não tinha me atrevido a comentar, mas aqui estou, parabéns pelo blog, e sucesso!
    PS: há pouco tempo entrei na blogosfera, se puder seguir meu blog, se gostar é claro serei extremamente grato! Mais uma vez parabéns e muito sucesso.
    Mundo Green

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem e vc!? ^^
      Ahh muito obrigada!! Tu já comentou sim uma vez hahah! (=
      Vou te visitar sim, viu!
      E mais uma vez muito obrigada pelo carinho^^
      bjs

      Excluir
  2. Adorei esse estilo de post! Eu já vi esse livro e já ouvi falar do filme, mas nunca consegui assistí-lo, então não conheço a história ): Mas depois desse post e das suas fotos lindas, fiquei com vontade de ler e ter pra mim OIAUHOIH *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh sério! Leia e assista logo, menina! ^^
      Hahahahahah uhuuu! Influenciei vc kkkk!! Obrigada, Carol!!

      Bjus!!

      Excluir
  3. oooi Grazi!! feliz domingo :D

    eu lembro que peguei esse livro na biblioteca da escola, há muito tempo, mas por algum motivo não li. depois de alguns anos eu pude assistir ao filme e me apaixonei! refleti sobre a vontade de ter uma vida diferente da que eu tenho e me arrepender depois. eu aprendi a aceitar algumas coisas, ter paciência com outras, aguardar o tempo chegar... Coraline é incrível! seu post me animou a pegar o livro novamente. pena que eu não tenho mais acesso à biblioteca da escola :(

    beijinho!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manie!! Obrigada! xD

      Isso mesmo! Nem sempre é legal se ter tudo o que deseja de repente, né!? Coraline é muito amorrrr <3 auhsausus
      Espero que você consiga encontrar em alguma biblioteca logo, pq pra comprar às vezes ta sempre esgotado! )=

      Bjus!!


      Excluir
  4. Foi a maior burocracia pra eu encontrar esse livro, quando o vi, não resisti e aluguei na biblioteca, li e adorei. Preciso ver o filme, só ouço coisas positivas sobre. Mas o livro que eu desejo mesmo do Neil é "Stardust", o filme é um dos meus favoritos de sempre, e as ilustrações do livro são lindas, além de a capa ser a coisa mais desejável do mundo pra se ter na estante, ainda compro, haha. Lindo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti à esse filme! E na época nem era fã do Gaiman ainda! Quando vi o livro, nossa! Super desejei tbm! ahhahaha
      A capa é linda mesmo! Mas não sei como é por dentro! Deve ser lindo mesmo! <3
      Eu pensei em comprar,mas vou ter que adiar ou tentar encontrá-lo em alguma biblioteca mesmo!

      Ahh, muito obrigada! ^^
      bjus

      Excluir
  5. aaaaah eu quero ler esse livro!! *-*
    Enfim, uau, seu blog é lindo, ein!! :o

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia! <33 hahahah
      Awww, brigada!! ^^

      Excluir
  6. o livro parece ser ótimo :) sério^^
    triste é a Rocco enfiar-nos a faca :S

    enfim, adorei a resenha... sobre estar com posts por fazer: somos duas! hahaha (vou pagar as tags em breve: promessa de dedinho:D)

    gatos sempre me surpreendem :) adoro esses bichos *-*


    Grazi, posso te odiar por me fazer querer ler mais? hahaha

    bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom!^^
      Sério? Nem sei a faixa de preços da editora!

      Hahahah nossa, a gente tem que melhorar isso! E vou aguardar, hein! ^^

      Eu amei esse gato! ♥ ainn! kkkkkk
      kkkkkkkk hmmm....pode não, poxa! Me ame!! hahahahaha

      Bjão!

      Excluir
  7. Eu vi o filme só, e achei muito legal, estou a procura do livro! Seu post só me fez querer mais, rs.

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada
    Maquiada & Esmaltada no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro demorou um bucadinho pra chegar em minhas mãos! Sempre esgotados! uashuashu!
      Bjão!^^

      Excluir
  8. Grazi, como você fez para adicionar esta faixa?
    Beijoos, amei seu blog
    Visite ~> http://escritoradoamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que faixa? Você diz aquela trilha sonora lá em cima? E obrigada, linda ^^!
      beijos!

      Excluir
  9. Nossa!!!
    Ainda não li um livro assim, mas teu post me deixou doida para ler esse.
    Eu tenho uma gata preta e adoraria se ela realmente falasse, hehehehe.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!! Leia mesmo, hein, Naty ^^!
      Hahahah! Seria ótimo se ela falasse! <3

      bjão!

      Excluir
  10. Oi Grazi! Adorei a resenha e as fotos! Estou procurando este livro em Português para que minha filhinha também possa ler, mas ele está super mega esgotado! :(

    ResponderExcluir
  11. Oba! Encontrei na Amazon! Agora é aguentar a ansiedade até chegar!!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Hahaha poxa que bom!! Realmente ele sempre fica esgotado, fiquei feliz q conseguiu comprar! Acho que vai chegar super rápido, viu (=

      Tomara que vc e sua filhinha gostem. Já assistiram ao filme?

      Excluir